
"Chanfrisco era um pinto careca..."


Neste blog vamos colocar os nossos trabalhos, as nossas história preferidas, as fotografias das nossas actividades, os nossos desenhos...
"Chanfrisco era um pinto careca..."
O passeio à Figueira da Foz
No passeio à Figueira da Foz fomos de comboio e quando chegámos estivemos à espera do autocarro.Chegou o autocarro e fomos para a praia. Depois almoçámos. Brincámos na areia e quando fizemos a digestão fomos para a água. Mas havia ondas muito fortes e uma onda atirou o André para o chão porque era muito forte.
João, 2º ano, Malhada Sorda
O passeio à Figueira da Foz
Na Sexta - feira, dia oito, fomos numa grande excursão. Nós fomos a Figueira da Foz, fomos trezentas crianças. Eu gostei mais quando fomos à praia. A praia era muito grande, tinha dois campos de futebol e um campo de ténis.O comboio tinha três carruagens. Nós somos dez da nossa escola mas só foram sete e do Freixo só foi um aluno. Foi a primeira vez que andei de comboio. Gostei muito.
André, 3º ano, Malhada Sorda
Visita de estudo a Figueira da Foz
Para finalizar este ano lectivo os alunos dos agrupamentos de escola de Almeida e Vilar Formoso e os alunos da Pré-escolar do concelho de Almeida realizaram uma viajem de comboio á Figueira da Foz.
Eram cerca de quinhentos alunos e acompanhantes incluindo ao Presidente da Câmara Municipal de Almeida.
Um comboio especial estava à nossa espera na estação Ferroviária de Vilar Formoso.
Os alunos das escolas da redondeza saíram cedo de casa para chegarem ás horas.
Cada grupo ocupou o seu lugar na sua carruagem.
Durante a viagem brincamos, conversámos, jogámos e vimos a paisagem.
Nas três horas e meia de viagem ainda houve tempo para dormir, tirar fotos e fazer amizades.
Á chegada havia três autocarros para nos levar até à praia.
Almoçamos junto ao paredão com vista para o mar.
Banqueteamo-nos com as delícias culinárias que as mães mandaram: rissóis, carne, fiambre, panados, douradinhos, maça, croquetes, uvas...
Depois do almoço fomos brincarmos no areal enquanto fazíamos a digestão.
A areia não estava muito bem cuidada e a Natércia picou o pé com um vidro.
Quando chegou a hora fomos até o mar.
Uns mergulharam, outros saltaram, outros correram, outros pontapiavam as ondas, outros molharam-se sem querer e todos se divertiram imenso.
A seguir deixámos o areal e regressamos á estação a pé. Pelo caminho vimos barcos, ancorados, farol, o relógio, e o movimento da cidade.
Durante percurso fomos acompanhados pela polícia que nos protegeu.
Ao chegarmos tomamos o nosso lugar no comboio e saboreamos um refrescante gelado.
O comboio apitou e arrancou e durante o regresso voltámos a percorrer as mesmas estações.
Os mais novos adormeceram rapidamente, os mais resistentes iam conversando, brincando, jogando, namorando ou dormitando.
Cerca das vinte horas avistámos Vilar Formoso. Era o fim da viagem, mas ainda faltava regressar a casa nos autocarros. Foi um dia em cheio. Foi espectacular...
Gostámos muito de participar nesta actividade que evocou os 125 anos da linha da Beira Alta.
Se pudéssemos voltava a repetir. Foi muito bom para todos, mas principalmente para quem nunca tinha andado de comboio ou visto o mar...
As duas localidades voltaram a estar unidas pelo comboio, tal como aconteceu há 125 anos. Agradecimentos especiais às Câmaras municipais de Almeida e Figueira da Foz por tornarem possível tal realização.
Texto colectivo dos alunos da EB1 de S. Pedro do Rio Seco
(Carla, 2º ano, EB1 de Malhada Sorda)
No Dia Mundial da Criança fiz o desenho da tourada. Depois vi a tourada que foi feita por pessoas.Fui pintar-me e fiz uma borboleta. Fui ver um filme. Eram 300 crianças. Mandámos os balões com as mensagens e o mais engraçado é que ficou um preso no telhado.Depois fomos almoçar e depois deram-nos um bocado de piza. Fomos a passear com os meninos de S. Pedro.Ao fim deram-nos uma prenda.
Carla, 2º ano, Malhada Sorda
Quando lá chegámos fizemos um desenho sobre a tourada. Depois fomos a fazer outro desenho do dia da criança e depois fomos ver um filme. Depois fomos para a fila das pinturas para as mulheres nos pintarem. No fim fomos à tourada. Depois fomos comer e a seguir fomos a ver uma escola com uns baloiços. Depois fomos embora para a Malhada Sorda.
Sónia, 3º ano, Malhada Sorda
Ana Margarida, 4º ano, EB1 de Malhada Sorda